quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cadmistas iniciaram o ciclo criativo!

No último dia 20 os alunos do Projeto Cadmo finalizaram 
a leitura da 4ª obra, "O Minotauro", de Monteiro Lobato, 
e iniciaram o ciclo criativo - etapa que possibilita a cada 
um a elaboração de textos literários. 


Após um período de leitura das obras - Moby Dick, de Herman Melville; Robinson Crusoe, de Daniel Defoe; As Mais Belas Histórias da Mitologia, de Sérgio Macedo e O Minotauro, de Monteiro Lobato - os alunos encontram-se em fase adequada à criação e ao exercício da imaginação, lastreados por uma experiência de leitura que permitiu o contato com histórias épicas e mitológicas, as quais foram degustadas em oficinas que estimularam a interpretação de texto, o debate de idéias, a autonomia da vontade e do conceito e o desenvolvimento das relações interpessoais.


                                                                       Ciclo Criativo.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Semana da Saúde 2010.

A Saúde é Essencial à Felicidade

Para saber o quanto a nossa felicidade depende da jovialidade do ânimo e este do estado de saúde, é preciso comparar a impressão que as mesmas situações ou eventos exteriores provocam em nós nos dias de saúde e vigor com aquela produzida por eles quando a doença nos deixa aborrecidos e angustiados. O que nos torna felizes ou infelizes não é o que as coisas são objectiva e realmente, mas o que são para nós, na nossa concepção. É o que anuncia Epicteto*: O que comove os homens não são as coisas, mas a opinião sobre elas. Em geral, 9/10 da nossa felicidade repousam exclusivamente sobre a saúde. Com esta, tudo se torna fonte de deleite. Pelo contrário, sem ela, nenhum bem exterior é fruível, seja ele qual for, e mesmo os bens subjectivos restantes, os atributos do espírito, do coração, do temperamento, tornam-se indisponíveis e atrofiados pela doença. Sendo assim, não é sem fundamento o facto de as pessoas se perguntarem umas às outras, antes de qualquer coisa, pelo estado de saúde e desejarem mutuamente o bem-estar. Pois realmente a saúde é, de longe, o elemento principal para a felicidade humana. Por conta disso, resulta que a maior de todas as tolices é sacrificá-la, seja pelo que for: ganho, promoção, erudição, fama, sem falar da volúpia e dos gozos fugazes. Na verdade, deve-se pospor tudo à saúde. 

Arthur Schopenhauer (filósofo alemão do século XIX), 
in "Aforismos para a Sabedoria de Vida".

* Filósofo grego.

Exposição do acervo de saúde:


  Acervo.

Sueli, Graça e Ednelza.



O aluno Daniel exercitando a criatividade.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Livro de Monteiro Lobato é a primeira publicação interativa do iPad no Brasil.


-Postado no G1 em 18/08/2010.

O livro “A menina do narizinho arrebitado”, da editora Globo Livros, é a primeira publicação interativa brasileira para o iPad. Lançado 90 anos após a primeira edição, o livro permite que o leitor interaja com elementos na tela e terá uma versão gratuita, que será disponibilizada nas próximas semanas, e uma paga, que deverá chegar à AppStore até o final do ano.
“Esta é a primeira obra brasileira no iPad que permite a interatividade. Em uma das passagens, durante a noite, o leitor clica com a ponta dos dedos na tela do tablet, em cima do desenho de um vagalume, e ao arrastar o personagem, ilumina as áreas onde está o texto”, explica o diretor da Globo Livros, Mauro Palermo. Embora a interatividade seja nova, trazendo recursos gráficos e participação do leitor, a editora optou por manter os mesmos traços da publicação original.
A Globo Livros apresenta na 21º Bienal Internacional de São Paulo 12 títulos eletrônicos que estarão disponíveis na AppStore do iPad e nas livrarias virtuais Saraiva e Gato Sabido.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Direção do CECR - Escola Parque informa:

Reunião SEC e Comissão de Aniversário dos 60 anos do Centro.


Local: SEC - Gabinete do Secretário

Horário: 15hs
Data: 25.08


                                                                                  &


Reunião com os Gestores do  Centro e SEC.


Local: Escola Classe I

Horário: 14hs

Data: 14.09

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Recital de Poesia 2010!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Exibição de Documentário sobre Jorge Amado.




Foi exibido no auditório da Biblioteca Carmem Teixeira o documentário, "Jorge Amado", do cineasta João Moreira Salles. A película produzida em 1995 faz uma breve apresentação  da vida e obra do nosso querido Jorge. 

O Nulep antecipando o Centenário de Nascimento (1912-2012) e o Decênio da sua Ausência (2001-2011) fez esta justa homenagem a quem soube revelar a Bahia ao mundo.

Os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao documentário e de participar do debate realizado ao final com a contribuição dos Professores Adriano Santos e Jayme Ribeiro. Os principais aspectos abordados sobre o escritor giraram em torno da sua origem, trajetória política, envolvimento com o culto afro-brasileiro e obras.





"Ouviu o bedel Ranulfo fechar o cadeado por fora. Fora atirado dentro da cafua.
Era um pequeno quarto, por baixo da escada, onde não se podia estar em pé, porque não havia altura, nem tampouco estar deitado ao comprido, porque não havia comprimento. Ou ficava sentado, ou deitado com as pernas voltadas para o corpo numa posição mais que incômoda. Assim mesmo Pedro Bala se deitou. Seu corpo dava uma volta e seu primeiro pensamento era que a cafua só servia para o homem-cobra que vira, certa vez, no circo. Era totalmente cerrado o quarto, a escuridão era completa. O ar entrava pelas frestas finas e raras dos degraus da escada. Pedro Bala, deitado como estava, não podia fazer o menor movimento. Por todos os lados as paredes o impediam. Seus membros doíam, ele tinha uma vontade doida de esticar as pernas. Seu rosto estava cheio de equimoses das pancadas na polícia, e desta vez Dora não estava ali para trazer um pano frio e cuidar do seu rosto ferido. A liberdade era Dora também. Não era só o sol, andar livre nas ruas, rir no cais a grande gargalhada dos Capitães da Areia. Era também sentir junto a si o cabelo loiro de Dora, ouvir ela contar coisas do morro, sentir os lábios dela sobre os seus lábios feridos."          
(Jorge Amado em Capitães da Areia)


Para conhecer mais sobre o escritor visite: