segunda-feira, 23 de maio de 2011

Atividade Interdisciplinar


Durante os meses de maio e junho o Núcleo de Leitura e Pesquisa/NULEP e o Núcleo de Artes Visuais/NAVI estarão desenvolvendo  atividades interdisciplinares com o tema Cultura Popular/Cordel.

Alunos das professoras Mônica Rosse, Tereza Cristina e Mércia Fraga estão participando da oficina de literatura de Cordel, conhecendo sobre essa cultura, suas origens e as obras dos principais cordelistas. Em outro momento os alunos da professora Conceição Moreno participarão da oficina de xilogravura desenvolvida pelas professoras do NAVI.
O objetivo desta proposta é realizar um trabalho interdisciplinar com outros núcleos da escola, visando um diálogo entre as diversas áreas do saber.



Aula Pública para alunos da UNIME.

No dia 11/05/2011 os professores da Escola Parque fizeram uma aula pública para os alunos da UNIME, convidados pelo professor Gedean Ribeiro (diretor do CECR), para divulgar o trabalho desenvolvido no Núcleo de Leitura e Pesquisa/NULEP e no Núcleo de Informação e Comunicação/NICC.

No primeiro momento a coordenadora do NULEP/Biblioteca Maria Augusta Cortial apresentou a proposta do Núcleo e a dinâmica de trabalho desenvolvida na Biblioteca. Em seguida cada professor apresentou seus projetos e socializaram algumas experiências.

Prof.ª Conceição Moreno fez uma exposição da oficina Literatura de Cordel”, Prof. Adriano Santos apresentou o projeto Cinema com Idéias”, Prof. Jayme Ribeiro falou da oficina desenvolvida no "Projeto Cadmo" e a professora Rosely falou sobre o trabalho que desenvolve no projeto ‘ Informática e Língua Portuguesa no Núcleo de Informação e Comunicação/NICC.

Essa atividade tem como objetivo principal promover um diálogo entre os universitários e a Escola Pública. Esperamos que através deste encontro os futuros professores tenham uma postura diferente em relação à educação.



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cadmo: alunos analisam o livro "O Conde de Monte Cristo".


Os alunos do Projeto Cadmo, no último 29 de abril, elaboraram um comentário crítico sobre a história de "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas, recontada por Leonardo Chianca, da editora Escala Educacional:


O livro o Conde de Monte Cristo (pelo menos o reconto) esconde muitos detalhes importantes visto na verdadeira história (e no filme baseado no mesmo). Mas a idéia central continua a mesma!  Rafaela

O livro começou com uma adaptação muito boa, mas ocorreram alguns erros. Ex.: o adaptador, Leonardo Chianca, comparou “O Conde de Monte Cristo” com a história de “Romeu e Julieta”. Gostei do capítulo 7, O Inferno tem nome: Castelo de IF e gostei de toda a história. E também o último capítulo, 27, “Confiar e esperar” – que foi um capítulo impressionante. Não foi uma história como “Robson Crusoé”, mas foi uma ótima história. Valeu! Foi muito inspirador. Abdias jamespelogan.blogspot.com

Deste reconto eu não gostei, pois é um pouco vago. Faltam detalhes que dão animação à história. O final também não me comoveu, pois a vingança de Dantes é melhor retratada em outros recontos. Além disso, a ilustração não bate com a história. Se este livro fosse uma comida seria tão bom quanto comer terra. Porém a história é boa, o Dumas fez obra-prima, tão boa quanto a Monalisa. Extraordinário. Para a língua de minha avó foi supimpa.  Caíque - kaicknascimento.blogspot.com

O livro começou bem, desenrolando uma boa história. Mas pra mim um erro fatal foi mudar trechos da história. Mas fora essas mudanças o livro contou uma ótima história e nos deu uma boa lição de vida. - Gleidson

O livro fala sobre uma história de um homem que enfrentou a crueldade de Danglars, Villefort e Fernad Mondego. Dantes teve a ousadia necessária para transpor obstáculos e encontrar o tesouro da ilha de Monte Cristo. Jovan

domingo, 8 de maio de 2011

Um pouco da História do Cinema.


Os irmãos franceses August e Louis Lumière, ao desenvolverem o cinematógrafo, em 1895, que captava e projetava imagens, tornaram-se os precursores da arte/indústria do cinema. Nesse momento ainda se pensava no registro de imagens como um recurso para a ciência; era um meio para captar a realidade que nos cerca. Diante das primeiras projeções o público reagia com perplexidade, como é o caso das cenas de Chegada de um trem. A ideia de filmar narrativas com enredos se daria em 1899, quando o francês Georges Méliès filmou várias histórias, entre estas a Viagens à Lua, de Júlio Verne. A partir desse momento se percebia o grande potencial do cinema, que se desenvolveria para tornar-se a sétima arte, mas, também, para se tornar um produto comercial.

Por Adriano Santos, professor do NULEP, e responsável pelo projeto “Cinema Com Ideias”.

Obs. Assista trechos dos vídeos citados acima na ferramenta mixpod na guia ao lado.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Alunos da Escola Pequeno Príncipe visitam a Biblioteca.

Teatro de Bonecos

Os alunos da Escola Pequeno Príncipe visitaram o Núcleo de Leitura e Pesquisa e participaram de uma  contação de história organizada pela Prof.ª Maria Augusta e pelo Prof. Jayme. Os alunos visitantes foram convidados a participar de vivências na Escola Parque através de um projeto desenvolvido pela professora Arilene do Núcleo de Projetos Especiais.

domingo, 1 de maio de 2011

Brincando Com Palavras - mês de abril.


Na tarde da última sexta-feira, 29 de abril, foi realizado o "Brincando Com Palavras" - edição de abril. Foi um evento que movimentou a hora do intervalo provocando a formação de uma fila de alunos ansiosos por responder à pergunta lançada. A obra escolhida para esta edição foi a letra da música "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de Gilberto Gil. Foi destacada a segunda estrofe: 


Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente
O sol nascente é tão belo
Sítio do Pica-Pau amarelo
Sítio do Pica-Pau amarelo


O trecho, sabugo de milho é gente, refere-se a uma personagem do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Qual é o nome desta personagem e qual é a sua principal característica? O aluno, Vinícius Souza, após tentativas de uma dezena de colegas, conseguiu responder: Visconde de Sabugosa é o personagem, e sua principal característica é a sabedoria. O aluno foi contemplado com um livro intitulado "As ideias e mentes mais brilhantes", de Will Durant, editora Arx. A atividade foi coordenada pelo Prof. Jayme Ribeiro que recebeu o apoio da Sociedade Cadmista e da Rádio Parque através do funcionário Paulo.