quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cortina Pedagógica "Leitura e outras Linguagens"


Profª Lícia Maria Freire Beltrão
O nosso encontro  versou sobre  leitores cúmplices x leitores adversários. A plateia foi provocada com esse tema. Professora Lícia colocou em pauta questões instigantes e ao mesmo tempo complexas. Apesar da diversidade do público, todos participaram do debate em torno do tema.
Rimos com a história da Onça e o Jabuti usada pela professora para ilustrar seu discurso. Aprendemos com o escritor  Jorge Luis Borges que "Toda Leitura envolve  colaboração e cumplicidade". Acreditamos como Ezequiel Theodoro que "a leitura é uma forma de felicidade" e todos devemos procurar alcançar esta felicidade, sendo cúmplices ou fomentadores de leitura.
Foi uma tarde inesquecível e enriquecedora!





A plateia acompanhou cada detalhe

Momentos inesquecíveis!

Vídeo: Vivências de Leitura

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

10 anos de revitalização do CECR-Escola Parque!



Durante o dia de ontem, 21 de setembro, foram celebrados os 10 anos de revitalização do CECR-Escola Parque sob a gestão do Prof. Gedean Ribeiro. Na programação foi apresentado um espetáculo de dança que resumiu as impressões acerca dos últimos anos. Houve a exibição de Telas produzidas pelos Núcleos da escola, as quais versavam sobre a trajetória pedagógica e imagética. Abaixo, vejam o resultado da tela concebida pelo NULEP:

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Alunos do Projeto Cadmo passeiam por obra amadiana.

Alunos do Projeto Cadmo e os Professores Jayme e Augusta

Na tarde de ontem os alunos do Projeto Cadmo realizaram um passeio pelos lugares citados na obra "Capitães da Areia" de Jorge Amado. Circulamos pela Cidade Baixa, Ladeira da Montanha e região do Centro na tentativa de identificar o ambiente no qual a história dos capitães foi retratada... Foi um exercício de imaginação permitindo ao aluno-leitor identificar no espaço da cidade de Salvador, transformada pelo tempo, sinais da cidade dos capitães de Jorge. Os alunos ainda tiveram a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a obra amadiana ao visitarem a Fundação Casa de Jorge Amado. E por fim finalizamos a jornada na casa onde o escritor viveu - a famosa Casa do Rio Vermelho.

Recital de Poesia 2011.

Barreto e Sestrem

A terceira edição do Recital de Poesias foi sucesso absoluto com a participação da comunidade escolar. Nossos convidados brilharam e emocionaram a todos os presentes. Nesta edição contamos com a participação do ilustre professor e cordelista Antonio Barreto que recitou cordeis de sua autoria e levou a plateia ao riso, e do músico e poeta Rodrigo Sestrem que também contagiou o público com a sua música e seu jeito envolvente.
Tivemos a participação do NAV com uma belíssima exposição de xilogravura e isogravura. Os trabalhos expostos foram elaborados pelos alunos. Esta exposição é resultado de uma atividade interdisciplinar  desenvolvida pelo NULEP e o NAV, tendo a colaboração direta das professoras: Mônica Rossi, Thereza Cristina, Mércia Fraga, Kátia Duran e Conceição Moreno.