Projeto Cadmo
Prof. Jayme Ribeiro
O projeto objetiva estimular a leitura e a escrita através de clássicos da literatura infanto-juvenil, a exemplo de Moby Dick, de Herman Melville; Robinson Crusoe, de Daniel Defoe; A Ilha do Tesouro, de R. L. Stevenson; e O Minotauro, de Monteiro Lobato; após desenvolver a interpretação de texto, aperfeiçoar a leitura oral e silenciosa, desenvolver a lógica do pensamento, identificar ideias centrais, elaborar resumos e analisar as obras estudadas, o aluno é conduzido à produção de texto – orientação na elaboração - e participação no lançamento da “Coletânea Cadmista”.
Projeto CINEMA COM IDEIAS
Prof. Adriano Santos
O cinema, utilizado como recurso didático, vem sendo objeto dos estudos pedagógicos há algum tempo, tendo sido desenvolvida uma área específica chamada cine-educação.
A idéia básica que lhe dá sustentação é o entendimento de que o cinema enquanto obra de arte, portadora de mensagens e provocações, possibilita a ampliação das experiências do aluno, mobilizando o seu interesse para uma linguagem que está intensamente presente no cotidiano.
Em um ambiente que se propõe estimular o hábito da leitura, como é o caso do NULEP, um projeto pedagógico que se baseia em cinema não pode se fazer de forma a excluir um exercício de convergência, onde leitura passa a se referir a um espectro maior que inclui os textos escritos, evidentemente; e, também, os textos audiovisuais.
Projeto Literatura de Cordel
Prof.ª Conceição Moreno
O Projeto Literatura de Cordel é um encontro com a Cultura Popular através do contato com as narrativas de cordel. É um tipo de poesia popular, originariamente oral, depois impressa em folhetos rústicos, expostos a venda geralmente em feiras da Região Nordeste. Os versos estão sempre relatando acontecimentos, fatos políticos, artísticos, lendários, folclóricos ou pitorescos da vida como realmente ela é. A oficina oferece o conhecimento sobre a cultura popular nordestina através da Literatura de Cordel e sobre seus principais autores. Ao lado disto, objetiva-se estimular a leitura, a produção e edição de folhetos em cordel.
0 comentários:
Postar um comentário