sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Lançamento da Coletânea de Textos Cadmistas 2011.


Foi uma tarde de vitória e alegria para essa turma do Cadmo. Parabéns grandes escritores pela dedicação e empenho neste maravilhoso trabalho. Continuem escrevendo e aprendendo a superar todos os limites! Vocês são MAIS QUE VENCEDORES!



"Pedra que rola não cria limo”, diz o provérbio popular... É na dinâmica que repousam as mudanças e elas estão acumulando ao longo do tempo, de uma maneira surpreendente para mim. O Projeto Cadmo está lançando a sua 3ª Edição da Coletânea de Textos elaborados pelos alunos. Estamos atingindo o terceiro ano de execução de uma ideia que dialoga com a possibilidade de formar o jovem estudante através do incentivo à leitura de clássicos da literatura universal. Esta dimensão foi contemplada, neste ano letivo, através da leitura de três obras: O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas (reconto); A Ilha do Tesouro, de R. L. Stevenson (texto integral); e Capitães da Areia, de Jorge Amado. Não é exagero afirmar o quanto estas obras provocaram sentimentos diversos: para uns, empatia; para outros, tensão; para maioria, curiosidade. Ao encerrármos o ciclo de leituras, iniciamos o ciclo criativo, quando os alunos exercitam a escrita. Neste instante foi possível perceber o amadurecimento de conceitos e discussão de idéias que foram lançadas no contato com as obras clássicas. As histórias que são contadas neste livro possuem um pouco deste universo no qual os alunos mergulharam. Você irá encontrar textos de gêneros diversos: crônicas juvenis, poemas sociais e contos morais, policiais e de aventuras.
  Nada aqui é fruto de uma ilusão... O mérito pertence a estes jovens briosos e sensíveis, atentos ao mundo e ao saber. O papel do professor é secundário diante da riqueza deste grupo de 2011. É fundamental afirmar que a rotina da oficina Cadmo é uma aliada deste processo que se propõe criativo porque não tem a ambição de ser um fim em si, com verdades absolutas ou com métodos ortodoxos, autoritários ou punitivos que ainda vigoram no sistema escolar. Em Cadmo não existe o vício que se propõe debilitar os espíritos livres, os quais não podem viver sem cultivar o sentido coletivo, a reflexão permanente e a criatividade.

 Prof. Jayme Ribeiro

Vídeo elaborado pelo aluno Gleidson Alves que
 resume o seu conto "Licks e o Segredo da Vida"

0 comentários:

Postar um comentário